Referências


O motivo de essa página existir é simples. Dar crédito à bons autores espalhados pela internet, que servem de referências para alguns dos meus textos.

É muito comum vermos blogs que postam com o claro objetivo de gerar tráfego, dando a mínima para o conteúdo.
E aí aparecem pérolas como a "lista dos melhores álbum do ano X", antes do ano X sequer acabar. Como assim cara pálida? Ou então aquela resenha do disco Z, no mesmo dia do seu lançamento. Na moral, é impossível fazer qualquer resenha de qualidade assim. Um disco necessita ser ouvido mais de uma vez para sua compreensão. A música não é item de consumo instantâneo.

Enfim, entenda essa página do blog como uma sessão de reconhecimento aos bons blogs que prezam pelo conteúdo e por opiniões, e não apenas volume de informações.

EM PORTUGUÊS

Blog do Gusta: É um blog pessoal que aborda diversos assuntos, e entre eles, em grande quantidade, a música. Além de ótimas resenhas, em sua maioria englobando a cena prog, o autor possui artigos interessantíssimos sobre bandas bem obscuras, discos nacionais, e vertentes inimagináveis do rock progressivo.

Collectors Room: O blog já passou por várias fases, desde que comecei a acompanhar. Já foi totalmente focado em rock, depois começou a se abrir para outros gêneros musicais, por fim passou a abordar diferentes ramos da arte, como quadrinhos e cultura pop. A arte de se reinventar deixou o blog bastante interessante e com um histórico de conteúdo gigantesco. Nele você vai encontrar notícias, resenhas e opiniões - grande parte do conteúdo é elaborado pelo editor Ricardo Seelig, mas há espaço para outros colaboradores.

Escuta Essa!: Um ótimo blog focado em resenhas. Ele é bom para descobrir coisas novas, pois o autor explora bastante lançamentos. Outro ponto que me agrada é a atenção que ele dá à música brasileira, geralmente esquecida em blogs de música. O blog não é focado em nenhum gênero específico... Nele será possível ver de Justin Bieber à Moonspell. Apenas filtre quem você considera descartável, e vá em frente.

Macrocefalia Musical: Bons artigos e um jeito de escrever bastante despojado. O assunto aqui não é dedicado a nenhum gênero musical específico, apesar de flertar mais com derivados da psicodelia e soul. Honestamente acho o blog meio bagunçado e difícil de achar o que você procura. Mas, quem se importa? Aqui falamos de conteúdo, apenas... E temos algo muito acima da média.

Prog Resenhas: Esse é disparado o melhor blog de resenhas da internet. O autor, Romeu Corsino, é um monstro e entra nos mínimos detalhes de cada álbum. Infelizmente o blog parece ter sido largado e existem poucos álbuns resenhados, todos de rock progressivo. A profundidade do conteúdo é absurda.

Progshine: "A casa do rock progressivo no Brasil". É assim que o blog se define, com uma precisão bem acurada. Foi um blog muito ativo de 2008 à 2012, e a boa notícia é que em 2017 ele resolveu voltar à atividade. Muito conteúdo, mas muito mesmo. E de qualidade.

THE BOOK IS ON THE TABLE

Angry Metal Guy: Focado, como sugere o nome, em lançamentos de metal, esse é sem dúvidas o melhor blog do gênero. As resenhas são escritas sem meias palavras e o autor foca em algo muitas vezes esquecido por outros escritores: A produção. Nele você poderá encontrar observações técnicas muito relevantes, comentários ácidos, e dicas preciosas.

Rate Your Music: Não é um blog, e sim um site. Na verdade é um grande banco de dados, alimentado pelos próprios usuários, com discografias, lançamentos, resenhas, notas, discussões, etc. A quantidade de informação boa é proporcional à quantidade de coisa inútil, então é importante fazer um bom filtro.