Referências


O motivo de essa página existir é simples. Dar crédito à bons autores espalhados pela internet, que servem de referências para alguns dos meus textos.

É muito comum vermos blogs que postam com o claro objetivo de gerar tráfego, dando a mínima para o conteúdo.
E aí aparecem pérolas como a "lista dos melhores álbum do ano X", antes do ano X sequer acabar. Como assim cara pálida? Ou então aquela resenha do disco Z, no mesmo dia do seu lançamento. Na moral, é impossível fazer qualquer resenha de qualidade assim. Um disco necessita ser ouvido mais de uma vez para sua compreensão. A música não é item de consumo instantâneo.

Enfim, entenda essa página do blog como uma sessão de reconhecimento aos bons blogs que prezam pelo conteúdo e por opiniões, e não apenas volume de informações.

EM PORTUGUÊS

Blog do Gusta: É um blog pessoal que aborda diversos assuntos, e entre eles, em grande quantidade, a música. Além de ótimas resenhas, em sua maioria englobando a cena prog, o autor possui artigos interessantíssimos sobre bandas bem obscuras, discos nacionais, e vertentes inimagináveis do rock progressivo.

Macrocefalia Musical: Bons artigos e um jeito de escrever bastante despojado. O assunto aqui não é dedicado a nenhum gênero musical específico, apesar de flertar mais com derivados da psicodelia e soul. Honestamente acho o blog meio bagunçado e difícil de achar o que você procura. Mas, quem se importa? Aqui falamos de conteúdo, apenas... E temos algo muito acima da média.

Prog Resenhas: Esse é disparado o melhor blog de resenhas da internet. O autor, Romeu Corsino, é um monstro e entra nos mínimos detalhes de cada álbum. Infelizmente o blog parece ter sido largado e existem poucos álbuns resenhados, todos de rock progressivo. A profundidade do conteúdo é absurda.

THE BOOK IS ON THE TABLE

Angry Metal Guy: Focado, como sugere o nome, em lançamentos de metal, esse é sem dúvidas o melhor blog do gênero. As resenhas são escritas sem meias palavras e o autor foca em algo muitas vezes esquecido por outros escritores: A produção. Nele você poderá encontrar observações técnicas muito relevantes, comentários ácidos, e dicas preciosas.

Rate Your Music: Não é um blog, e sim um site. Na verdade é um grande banco de dados, alimentado pelos próprios usuários, com discografias, lançamentos, resenhas, notas, discussões, etc. A quantidade de informação boa é proporcional à quantidade de coisa inútil, então é importante fazer um bom filtro.